7 de fevereiro de 2012

Você já ouviu falar de violência obstétrica?

A Barbara Nogueira teve pré-elampsia durante a gestação. Junto com a médica, decidiu por um cesárea, afinal, sua gestação era de alto risco. Escolheram a cesárea para preservar a vida...
"Mas isso não significou uma cesária agendada. Minha médica conversou muito comigo e com o Gui, deu todo apoio necessário e todas as decisões foram tomadas em comum acordo pelos 3 e sempre depois dela explicar tudo pra gente, esclarecer todas as nossas dúvidas, sempre se procupando muito com nosso bem estar emocional".

Bárbara também escreveu um post sobre violência obstétrica em seu blog pessoal. Aqui reproduzimos um pouquinho do texto, que tem uma linguagem muito simples e direta sobre as violências mais comuns:

Infelizmente essa não é a realidade obstétrica do Brasil. O que se escuta é uma violência cometida contra as gestantes. Basta vc parar para escutar ou então dar uma procurada na internet que vc facilmente encontrará estórias de sofrimento, medo, dor e falta de respeito. Das que me contaram pessoalmente estão algumas abaixo:                                                                                                                                                
- exames de toques desnecessários e abusivos durante o pré-natal que fizeram a gestante voltar pra casa com sangramento
- episiotomia desnecessária (que pra mim nada mais é que mutilação) que infeccionou e impediu a mãe de conseguir se sentar por cerca de 2 semanas
- ter a bolsa rompida sem seu concentimentou ou mesmo sem qq tipo de explicação
- uso desnecessário de ocitocina sintética
- ser motivo de chacota dentro do hospital por querer um parto natural
- se sentir obrigada a ficar em silêncio para não incomodar as outras pessoas

 

2 comentários:

Patrícia Gomes disse...

Li no Grupo Maternas do face sobre uma pesquisa a esse respeito. Infelizmente nao tenho o link aqui, mas nao deve ser difícil conseguir. Fiquei estarrecida com o texto. Não conhecia o termo, mas tbm sofri essa violência, vou tentar escrever a respeito e mandar o link para cá. Ótimo tema para o 8 de março, parabéns pela escolha!

Line Sena disse...

(para Stella)

Oi Stella.
Tudo bem?

Voce deixou um recado no meu blog sobre firmarmos uma parceria.
Desculpa entrar em contato por aqui, mas seu comentário foi para a minha pasta de spam e acabei excluindo sem querer.
Que tipo de parceria voce estava pensando? Escreva para mamae_moderna@yahoo.com.br

Bjos.