5 de dezembro de 2011

Livro resgata histórias e segredos das Parteiras Caiçaras

Mais uma publicação vem enriquecer a estante e as vidas das militantes pelo parto humanizado no Brasil.
Nesta sexta-feira, dia 6 de novembro de 2011, acontece o lançamento do livro "Parteiras Caiçaras: relatos e retratos sobre parto e nascimento, em Cananeia, SP", organizado pela Bianca C. Magdalena.
O livro é resultado da pesquisa que Bianca fez, buscando conhecer e fazer um registro de todas as parteiras na Ilha de Cananéia, litoral sul paulista. Esse levantamento de dados fez parte do Projeto Parteiras Caiçaras, desenvolvido durante o ano de 2011, com o apoio da Secretaria de Cultura, do Governo de São Paulo, pelo Programa de Ação Cultural (ProAC).  
Através do trabalho de Bianca, o livro consegue resgatar as histórias de parto e nascimento, bem como nos apresentar as práticas e técnicas nos cuidados com as gestantes e puérperas, que são um conhecimento ancestral das parteiras. Sim, no livro você vai encontrar relatos das parteiras tradicionais caiçaras de Cananéia, que nos contam suas práticas, ervas, rezas na assistência às gestantes, antes da medicalização da assistência ao parto e nascimento.
Além da pesquisa antropológica de Bianca, a publicação ainda conta com artigos de pesquisadores na área da Saúde da Mulher, como Sônia Lansky, Ric Jones, Maíra Bittencourt, Bianca Zorzan, Bianca Amaral, Ticiana Ramos e Ana Carolina Franzon.
Quem quiser saber mais sobre o livro e encomendar uma cópia, pode entrar em contato com a Bianca C. Magdalena, também conhecida como Bianca Lanu.  
Pra quem não conhece, Bianca faz parte da Parto do Princípio, é cientista social, educadora, pesquisadora na área da Antropologia, especialmente sobre o modo de vida de populações tradicionais caiçaras e coordenadora de projetos culturais. Também co-edita o Blog Parto no Brasil (http://partonobrasil.blogspot.com/) sobre Saúde da Mulher e Materno-Infantil, com foco no empoderamento feminino, além de ser aprendiz de parteira tradicional. E, entre tantas competências e funções, Bianca também é mãe de Ícaro e Rudá.

Lançamentos
O livro será lançado em Cananéia/SP, na terça-feira, dia 6/12/11, às 20h30, no
Ponto de Cultura “Caiçaras”. Também vai ter um lançamento em Florianópolis, no Bazar Coisas de Mãe, no Sesc Cacupé.