13 de outubro de 2011

GAPPs participam da Semana do Respeito à Criança

Além da blogagem coletiva e do ativismo online, as mulheres da Rede Parto do Princípio estão realizando ações locais para divulgar a Semana do Respeito à Criança.

O grupo Conversa de Mãe, de Niterói/RJ, foi o primeiro a aderir à iniciativa. A reunião foi no dia 1º de outubro, e o tema do encontro foi adaptação e aleitamento. A Cátia, que coordena o grupo, lembrou que as rotinas hospitalares, especialmente o afastamento entre mães e bebês nas primeiras horas de vida, podem dificultar muito o início da amamentação.

No dia 5 aconteceu o encontro de gestantes na Casa Moara, em São Paulo/SP. O encontro teve um convidado especial, o neonatologista e pediatra Douglas Gomes que falou sobre os primeiros cuidados com o recém nascido na sala de parto.

No Espaço DaraLuz, em Dourados/MS, a reunião aconteceu no dia 6 de outubro, e o tema foi o Plano de parto, como o planejamento do nascimento do bebê pode ser usado para evitar as intervenções incômodas e desnecessárias.

Na véspera de feriado, dia 11 de outubro, o GAPP Gestante Vita de São Paulo capital, realizou encontro com o tema: Intervenções neo-natais – Como garantir uma recepção respeitosa ao seu bebê.

E no Dia das Crianças, no ABC Paulista o Maternamente promoveu um Piquenique do Nascimento Respeitoso no dia 12/10, na Cidade das Crianças, em São Caetano do Sul, a partir das 10 horas.

Próximos encontros

Hoje de noite, às 19 horas, em Ribeirão Preto/SP, o GAPP "Encontro da Boa Hora" vai promover uma sessão de cinema, com o vídeo "De volta pra casa", sobre parto domiciliar. Em seguida, haverá discussão das rotinas hospitalares proposta pela ação da "Semana do Respeito à Criança".

Também hoje tem encontro no MadreSer, em Sumaré/SP, sobre as diferenças entre parto normal e cesárea. Às 19h30 na Sala Cultural do centro comercial do Villa Flora.

No sábado, dia 15, vai ter encontro no Ishtar em Belo Horizonte/MG, na Lanchonete ou no auditório do Parque Ecológico Pampulha, 9h30.

Ainda no sábado, no GAPP Luz da Vida, de Gravataí/RS, as intervenções realizadas em mães e bebês, muitas vezes sem necessidade, nos hospitais e rotineiramente aqui em Gravataí. Na Escola Estadual Clotilde Rosa, às 15 horas.

Em São José dos Campos vai acontecer a Roda Bebedubem, no dia 16, domingo, abordando o tema procedimentos de rotina nos bebês ao nascer.

O Ishtar Sorocaba vai comemorar, nesta mesma data, a Semana da Babywearing. O tema tem tudo a ver, pois o uso do sling é uma forma confortável, carinhosa e prática de cuidar do recém-nascido e dos bebês. Conforme a Carla Arruda, no dia 16 elas vão realizar uma caminhada de mamães e papais levando seus bebês dentro de slings. Neste dia também vão debater com as famílias sobre os procedimentos a que os recém nascidos são expostos dentro do ambiente hospitalar.

O Grupo Parto Humanizado Araraquara fará seu próximo encontro no dia 29 de outubro, com o tema: Cuidados e intervenções com o recém nascido. Será às 14h30, na Rua Henrique Lupo, nº 1096 - Vila Harmonia. Contato com a Cristiane 3311-6335 / 9726-6904.

Também no dia 29 de outubro, às 14 horas, acontecerá o encontro mensal do GAPP Maternamente, na Clínica Spacci, em Santo André, com o tema "Procedimentos com o bebê ao nascer".

0 comentários: