16 de agosto de 2011

A Parto do Princípio e a Pesquisa Nascer no Brasil

Como contamos num post há poucos dias, a Deny esteve representando a rede Parto do Princípio em um evento na Unicamp, relacionado à Pesquisa Nascer no Brasil.
Quem esteve lá assistindo às palestras foi a jornalista Beatriz Zogaib, que fez um relato em seu blog sobre o evento, veja um trechinho:
Hoje, há poucas escolhas para as gestantes. Ter que brigar com especialistas pelo parto que deseja. Ter que fugir do hospital para parir do jeito que sonha em casa. Ter a sorte de encontrar um doutor que não coloca feriados acima da natureza. Ter que sucumbir aos ditadores de branco e se deitar sob os holofotes do centro cirúrgico. Qualquer uma delas chega bem perto de ser humilhante, se já não é. Porque não deveríamos ter que implorar pelo parto normal. Ele deveria ser normal.

Outro resultado bacana da fala da Deny foi a captação de outra militante de peso para a Parto do Princípio. Estamos falando da Gisele Leal, uma mulher que, depois de duas desnecesárias e 14 anos trabalhando numa empresa, viveu um VBAC2 (parto vaginal após duas cesáreas) . Resultado: empoderada de seu corpo e dos preceitos de maternidade ativa, Gisele largou a carreira consolidada para se tornar doula e mãe em tempo integral. Hoje, faz parte do MAHPS - Movimento de Apoio à Humanização do Parto em Sorocaba e participa das ações e mobilizações sobre gestação e maternidades conscientes.

Se alguém mais participou e quiser compartilhar as impressões, escreva para a lista. E quem tiver fotos também, por favor, vamos socializar!

0 comentários: