14 de novembro de 2010

Gestantes e mulheres no pós-parto desconhecem a pré-eclampsia.

A pré-eclampsia é caracterizada por hipertensão acompanhada pela eliminação de proteínas pela urina (proteinúria) ou de retenção de líquidos (edema) que ocorre entre a 20ª semana de gestação e no final da primeira semana após o parto. Um estudo realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, revela que gestantes e mulheres no pós-parto não têm informação sobre esse quadro clínico. Para chegar a essa conclusão, Daniela Vasconcelos de Azevedo, Ana de Araújo e Íris Clara Costa utilizaram um teste de associação de palavras e entrevistas semiestruturadas.
As pesquisadoras contam no artigo que ainda será publicado no periódico internacional Midwifery que 51 gestantes, 10 puérperas (mulheres no pós-parto) e 87 profissionais de saúde completaram o teste de associação de palavras. As entrevistas foram feitas com 18 gestantes, duas puérperas e 20 profissionais de saúde. Vale lembrar que a amostra foi selecionada em uma maternidade da cidade de Natal que atende mulheres consideradas de alto risco.
“Os significados de pré-eclâmpsia para gestantes e puérperas foram: medo, risco, cuidado e falta de informação. Para os profissionais de saúde, os significados foram cuidado, medo, risco, hipertensão arterial, edema e proteinúria”, afirmam as autoras. Elas verificaram que as frequências das categorias "medo", "cuidado" e "risco" foram estatisticamente diferentes entre o grupo de gestantes e puérperas e o grupo de profissionais de saúde. Enquanto entre as pacientes os significados mais importantes foram "medo" e "risco", para o grupo da área de saúde foi "cuidado".
Para elas, há uma lacuna entre a maneira como as mulheres e os profissionais de saúde vêem experiências com pré-eclampsia. As autoras consideram que uma recepção carinhosa e explicações claras sobre a doença e os procedimentos a serem realizados na hospitalização e nas consultas ambulatoriais são importantes tanto para a saúde física quanto para a saúde mental das gestantes e puérperas.

Fonte: http://www.jornaldiadia.com.br/jdd/cs/42962--gestantes-e-mulheres-no-pos-parto-desconhecem-a-pre-eclampsia

0 comentários: