6 de novembro de 2010

Carta aos canditados a presideência da república - sem resposta

Caro(a) Candidato(a) à Presidência da República,


Nós, integrantes dos grupos e coletivos listados abaixo, ligados à promoção da saúde materno-infantil, que defendem e apoiam o parto normal e a amamentação vimos por meio desta solicitar ao (à) digníssimo(a) candidato(a) que nos apresente e esclareça suas posições e propostas referentes à questão do parto e nascimento no Brasil.

Estamos no auge de uma epidemia de cesarianas no País, com taxas que atingem 43% na rede pública de saúde (ultrapassando 80% na rede privada), sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma meta de 15% apenas. Combater esse altíssimo índice é de suma importância para a saúde pública, bem como deve ser uma das preocupações desta nova gestão que aguardamos para 2011.

O modelo de assistência obstétrica empregado no Brasil também merece atenção, como o senhor(a) pretende agir para que as práticas humanizadas citadas pela OMS em 1996 no documento "Maternidade Segura: assistência ao parto normal – um guia prático" sejam cumpridas?

Além disso, nossos níveis de desmame precoce são também preocupantes, o que acarreta dificuldades para diminuir nossas taxas de mortalidade infantil, visto que o leite materno confere a maior proteção contra as doenças da primeira infância, nesta medida como o seu governo olhará para a saúde da mulher e em especial para a questão do parto, nascimento e amamentação?

Os programas "Mãe Brasileira" (José Serra) e "Rede Cegonha" (Dilma Roussef) contemplam que tipo de estratégias para a melhoria dos aspectos discutidos acima?

No mais, suas palavras podem nos fazer decidir que tipo de candidato(a) estará de acordo com nossa luta e nossas reivindicações.

Aproveitamos para convidá-lo(a) a participar da III Conferência Internacional de Humanização do Parto e Nascimento, em Brasília/DF de 26 a 30 de novembro de 2010 para conhecer melhor nossas ideias e argumentações.

Gratos(as) pela atenção.

Uma iniciativa da Rede Parto Nosso - http://br.groups.yahoo.com/group/partonosso/

Apoios:
Redes, ONGs e Grupos:
Rede Parto do Princípio - http://www.partodoprincipio.com.br/
Rede pela Humanização do Parto e Nascimento (REHUNA) - http://www.rehuna.org.br/
ONG Alma Mater
ONG Amigas do Parto - http://www.amigasdoparto.org.br/
ONG Amigas do Peito - http://www.amigasdopeito.org.br/
ONG Bem Nascer - http://www.bemnascer.blogspot.com/
Coletivo Educador de Cananéia
Espaço para Gestantes Ishtar - http://www.espacoishtar.blogspot.com/
GestaParaná - http://www.gestaparana.blogspot.com/
Hora do Bebê - http://www.ahoradobebe.blogspot.com/
Maternamente - http://maternamente.blogspot.com/  
Nascer Sorrindo
Blogs e Sites Institucionais:
Portal Aleitamento.com - http://www.aleitamento.com/
Blog Buena-Leche - http://buenaleche-buenaleche.blogspot.com/
log Parto no Brasil - http://partonobrasil.blogspot.com/

0 comentários: