18 de outubro de 2010

Defesa de direitos na era das evidências

Graças a uma bem sucedida iniciativa junto ao Colóquio da Colaboração Cochrane em 2007 em São Paulo, a Parto do Princípio está neste momento iniciando sua participação no evento deste ano, que ocorre entre os dias 18 e 22/10. Não só estamos nos representando, como também estamos nos apresentando, por meio de um pôster aprovado para exposição na próxima quarta-feira.
 A presença da PP foi possibilitada pelo subsídio concedido pela Colaboração Cochrane, que custeou inscrição, hospedagem, refeições, passagens aéreas e o deslocamento terrestre desde o aeroporto de Denver, Colorado, até o local do evento em Keystone.

Eu e o poster da PP
Feitas as devidas apresentações formais, preciso dizer que é um grande privilégio ser a pessoa que representa a PP aqui. Foi uma longa e cansativa viagem, com direito a suplementação com ferro e acetazolamida para prevenir o temido mal de altitude. Mas cada minuto está valendo o dobro do esforço, dos gastos - sim, sempre há outros - e do afastamento temporário da família. Ontem pela manhã, enquanto esperava pelo segundo vôo, ficava imaginando que não estava ali sozinha, mas cercada por todas as pessoas que apoiaram e que serão parceiras na elaboração de novas idéias no retorno.
Perguntas na mesa-redonda

 

Barbara Warren conduz oficina

E, depois de uma noite de sono profundo e longo, o domingo foi muito intenso. A atividade pré-evento, cujo nome vem traduzido no título deste post, foi programada para reunir usuários de saúde - "health consumers" - e coordenada pela organização americana CUE - Consumers United for Evidence-Based Healthcare. Tivemos a oportunidade de participar de três mesas-redondas - uma delas durante o almoço (!!!) e de duas oficinas, de forma intercalada. A oficina da manhã se dedicou ao tema: Avaliação crítica das evidências - estudo de caso de avaliação de tecnologia. A oficina da tarde, cujo título era "Quem é usuário e quem decide?" procurou buscar entre @s participantes a construção do consenso sobre o papel do usuário e do ativista defensor de direitos dos usuários, nos diversos contextos possíveis.

... e a vista é linda!
...E o dia se encerrou com um coquetel, que ninguém é de ferro, rsssss...!
Suiça, Brasil, Austrália e EUA





Deborah Delage, de Keystone, Colorado

4 comentários:

Polly disse...

Fantástico!!! Bjos.

Renata Olah disse...

Chiqueeeeeeeerrrrrrrrrrrrrrima!
Ameiii a notícia! PARABÉÉÉNS, DÉÉÉ!

Malu Machado disse...

Minha querida Deborah, estou super feliz em ler o seu relato. Ainda mais de saber que serão vários.

Tenho um puta orgulho de me sentir representada por você aí neste evento tão caro para todas nós, mulheres preocupadas com os direitos do parto.

Parabéns pelos esforços, parabéns pelo reconhecimento e obrigada, muito obrigada, por estar aí em nome da PP.

Beijo grande

Deborah Delage disse...

Meninas, estão me fazendo chorar... já não basta saudade gigantesca da minha cria...
Beijo!