14 de outubro de 2010

Aniversário do GAPP Parto Natural de São Carlos - SP

O Grupo de Apoio ao Parto Natural em São Carlos/SP iniciou suas atividades em 13/10/2009. Foram 25 encontros, quinzenais e gratuitos, realizados em espaço cedido pela Secretaria de Saúde do Município, sempre às terças-feiras à noite, e quase sempre lotados. (40 pessoas). Ao todo foram cerca de 450 pessoas assistindo palestras, filmes, e principalmente conversando e tendo suas dúvidas sanadas à respeito do tema principal: o parto.

Inicialmente o grupo era constituído por duas doulas, uma ginecologista obstetra e uma enfermeira obstetra. Ao longo do ano passaram a contar também com uma fisioterapeuta e mais uma doula, sendo que uma destas doulas deixou de atender partos e passou a atuar como psicóloga com formação voltada para o ciclo gravídico puerperal. Assim o grupo agora é formado por 6 mulheres em 5 especialidades diferentes.
As profissionais que conduzem as reuniões sempre fazem questão de ressaltar: as informações passadas aqui são baseadas em evidências científicas. Aqui não se fala de "achismos". Exemplo: eu acho que a posição verticalizada para o parto é melhor. Se nós falamos que a posição verticalizada é melhor é porque isso está demostrado cientificamente há décadas, e existem mais de vinte vantagens sobre a posição deitada praticada nos partos atendidos da forma tradicional.
Assim, divulgando informações corretas e ajudando os casais a sanar suas dúvidas, essas profissionais viram pela primeira vez o número de partos naturais superar o de cesáreas. Entre as gestantes que frequentam o grupo, a cesárea à pedido se tornou a exceção absoluta, e a depressão pós-parto um evento raríssimo. A satisfação das mulheres atendidas pelo grupo é o melhor indicador de que esse caminho é o certo: elas se tornam responsáveis pelos seus partos, deixando a posição de pacientes e buscando de forma ativa o parto que desejam, seja de cócoras, sentadas, ou na água, dentro do hospital ou em suas próprias casas.
A cada reunião do grupo, mães que passaram por ele durante a gestação voltam para contar suas experiências de parto e apresentam seus bebês. Assim, os casais fazem perguntas, trabalham seus medos, e chegam ao dia P (de parto) seguros, e sabendo o que fazer.
__________________________________________________________
A próxima reunião do grupo será no dia 26/10 às 19h30 na sala de reuniões do CEO, situado à Rua 9 de julho 1615 Centro São Carlos/SP
Mais informações pelos tels (16) 3375-1648/9794-3566 com Vânia.

0 comentários: